Quais passos preciso tomar para me tornar um ator profissional?

Quais passos preciso tomar para me tornar um ator profissional?

Se esse é o seu maior sonho, corra atrás dele, mas vai precisar de muita dedicação e empenho.

A primeira coisa a fazer é procurar um curso profissionalizante que permita ter o DRT, que é o registro de ator profissional. Esses cursos estão espalhados pelo país, sendo os mais comuns localizados no eixo Rio – SP por ser os polos artísticos. Cabe ficar atento se a instituição é reconhecida pelo MEC. Aproveite o tempo da faculdade para criar o seu portfolio, com fotos, e trabalhos que for realizando.

A carreira de ator é para poucos, precisa de muito estudo e suor, e principalmente saber se você tem talento e se gosta realmente de atuação. Muitos profissionais vêm de escolas de teatro e não recebem preparação para atuar em frente das câmeras.

Enfim, todo mundo tem que começar de algum lugar. O segredo é realmente agir e correr atrás para ter essa experiência, e nesse ponto, o planejamento é essencial.

Após a formação, seu principal objetivo deve ser expandir seu currículo de atuação com conhecimentos, experiências e motivações.

Aqui estão 4 passos de como se tornar um ator profissional e como fazê-lo de maneira mais eficiente o possível:

– Leia e estude bastante
Conheça os detalhes desse negócio, leia livros sobre atuação, mercado audiovisual, legislação, marketing, tecnologias de produção e cinema, e assim você terá a confiança que precisa para quem vai chegar lá. Depois de conhecer a fundo esse negócio, será mais fácil desenvolver seu plano de ação e ser específico, trabalhar exatamente no seu foco, ou seja, de onde realmente você quer chegar.

– Não mude para longe, imediatamente
Se você não estiver em uma cidade grande, como o Rio de Janeiro ou São Paulo por exemplo, não se preocupe, pois como iniciante você terá oportunidade de fazer parte de produções pequenas da sua cidade ou região, e isso é valido para seu currículo. Concentre-se em economizar dinheiro, aprender sobre o negócio e explorar as oportunidades locais, sem você precisar mudar para uma cidade grande só porque decidiu ser ator.

– Faça um teste e treine
Há uma famosa frase que diz – atuar é uma maratona e não uma primavera. Qualquer um que se apresse nessa profissão se esgotará muito rápido e essa não é uma maneira inteligente de abordar esse negócio.

– Desenvolva suas habilidades
É sempre útil fazer algo que o diretor da sua peça por exemplo possa usar na produção. Tocar algum instrumento, dirigir algum veículo especial, isso tudo lhe trará oportunidades únicas no seu ambiente de trabalho. Mas não pare somente no que você sabe, aprenda coisas novas e gaste tempo suficiente para dominar a técnica ao maior nível, como malabarismo, um novo idioma, um sotaque, esportes, artes marciais, todas essas coisas vão incorporar seu currículo de uma forma muito positiva.

Fique firme e seja paciente. Com o tempo você verá os resultados do trabalho que você fez e você vai entender como tudo teria que ser devagar, e sem pressa para acontecer para alcançar o resultado esperado.