Os benefícios criativos da adaptação durante a quarentena

Os benefícios criativos da adaptação durante a quarentena

Sempre há oportunidades para os que se adaptam diante de uma situação inesperada, como a que ocorreu quando tudo fechou devido a pandemia. Produções de cinema, televisão e teatro pararam e com isso pode ter parecido uma proposta perdida por qualquer padrão.

Com a quarentena, surgiu a oportunidade dos atores se expressarem de modos diferentes. Muitos se tornaram empreendedores, fazendo vídeos próprios na internet e chamando a atenção dos telespectadores para suas criações próprias, com a ajuda de aplicativos. Para isso, muita criatividade e imaginação são necessárias sendo um campo totalmente novo para muitos.

Essa necessidade de se reinventar, através de uma abordagem criativa e inovadora, se relaciona em todos os aspectos com a vida do ator.

É necessário ultrapassar limites e pensar em novas formas de fazer as coisas, sendo uma parte essencial no trabalho do ator e também um desenvolvimento próprio, se tornando uma pratica inestimável.

A possibilidade de se adaptar é essencial para atores ao longo de suas carreiras. Se um ator está no set, e esta apresenta problemas técnicos, ou está online e se depara com algum problema de conexão, deve se virar e tentar resolver.

A flexibilidade é a chave da improvisação, pois atores não devem deixar que interrupções interfiram em sua capacidade de se adaptar para começar de novo em uma abordagem nova e concentrada.

É possível também que esses “novos tempos” permitam que você faça uma auto avaliação, através de uma meditação e um tempo que você vai tirar para si mesmo. É possível que isso faça com que você pare e entre em contato de uma forma mais profunda com sua personalidade e seus talentos, afinal, essa paralisação devido a pandemia não interrompeu o talento e o crescimento artístico das pessoas. Ao contrario, pode servir para que o seu talento cresça, e que você se conecte e enfrente coisas e situações que nunca faria se fosse de outra forma.

Este pode ser um momento também para você trabalhar sua atuação, seus personagens. Você pode trabalhar seus sotaques, suas técnicas de interpretação. Você pode aprender a dançar, cantar ou fazer mais aulas de teatro, algumas escolas on line estão dando essa opção.

Muitas escolas estão dando aulas on line e professores relatam que o nível de trabalho e a qualidade do online são poderosos. O trabalho online com as câmeras é mais importante do que nunca no desenvolvimento de fortes habilidades de auto gravação sozinho. Por isso fazer vídeos online pode ser uma grande oportunidade para você se expor, se auto desafiar.

Você pode aproveitar as vantagens das sessões online para construir repertórios que vão agregar no seu material e deixa-lo mais competitivo para quando fizer um novo teste.

Outro caminho é repensar sua carreira, ou seja, depois que tudo isso passar, para onde você vê sua carreira? Você planeja continuar fazendo testes? Se inscrever em um novo curso?

As coisas hoje podem ser diferentes, mas ainda existem aspectos positivos que podem ser destacados nesses tempos incertos, basta que você permaneça aberto, e olhe além das limitações, que podem ser vistas como oportunidades.