O que os produtores de elenco do teatro musical procuram nas vozes dos atores?

O que os produtores de elenco do teatro musical procuram nas vozes dos atores?

 

Seja para tela ou para o palco, o importante é mostrar a força da sua voz. Atores tem que ser capazes de cantar, mas tem que entender a ser íntimo também. As audições de palco são maiores do que a vida para encher uma grande sala, e mesmo assim ainda é preciso por conta do musical, é sobre lembrar que você será filmado e precisa estar conectado emocionalmente. A câmera vai ficar bem nos olhos do ator, e olhos não mentem. Ouvir também é importante durante o teste para uma câmera, porque muitas vezes a câmera está em você quando você não está cantando ou falando, mas apenas ouvindo.

 

Não importa para qual papel você está fazendo o teste, você precisa ter uma conexão com o material. Tem que pensar no pacote ao todo: “Para quem você está cantando?”, e qual é a sua conexão emocional. Não importa qual musica você esta cantando é preciso que você esteja se divertindo, é preciso ver sua conexão com a musica. Cantar mais alto não é necessariamente melhor. Todo mundo quer entrar e impressionar, e uma das maiores armadilhas nessa situação é querer cantar mais alto do que pode. As habilidades vocais estão no topo da lista de quem estiver avaliando, pois a voz é uma função completa de seu instrumento como ator.

 

Deve ser tratado da mesma maneira que você usaria seu corpo: completo, com suporte e controlável. Os melhores artistas cantam e dançam ou cantam e atuam, mas sempre devem cantar. Há musicais em que você não precisa dançar muito e há musicais em que você pode se dar bem com uma atuação básica, mas não há musicais em que você não cante. Ter talento é importante sim, mas não é tudo. Todo artista musical precisa estudar para aprimorar seu talento. Mesmo os mais experientes, que já tem anos e anos de carreira continuam estudando. Isso porque a arte está sempre em renovação, seja para não enferrujar ou para aprender coisas novas.

 

O teatro musical é formado por 3 pilares básicos: interpretação, canto e dança. Quem quer fazer musicais precisa ter conhecimentos avançados nessas três áreas. Mesmo hoje em dia, alguns artistas defendem que a interpretação é mais importante, enquanto o canto e a dança podem não ser tão excelentes. Outros acreditam que o canto é essencial, já a interpretação e a dança podem ficar em segundo plano.

 

Há ainda aqueles artistas que começam seus estudos pela dança e só mais tarde se aprofundam no canto e na interpretação. Não existe um consenso sobre isso, mas uma coisa é certa: os três pilares estão presentes nos musicais e aquele que for bom nos três terá mais vantagens e conseguirá melhores papéis. Durante esse momento delicado da história em que estamos vivendo, com uma pandemia que fechou teatros e cancelou audições, usar esse período para aperfeiçoar suas técnicas é a mais sábia decisão para quem quer voltar com tudo em cima!