Como lidar com a ansiedade durante uma audição?

Como lidar com a ansiedade durante uma audição?

 

Todo ator passa por uma crise de ansiedade que geralmente é composta por tremores, aperto no peito, respiração curta, formigamento, suor e pensamentos catastróficos sobre como um diretor de elenco irá te odiar e nunca mais o chamará de volta.

Essa combinação desagradável de sensações e pensamentos, é bem mais comum do que se imagina na profissão de ator, e por isso, trouxemos dicas nesse post para que você lide bem com essa situação e se torne cada vez mais, um profissional de sucesso:

Pare de lutar contra isso!

Lutar contra os sintomas da ansiedade não vai fazê-la sumir de uma hora para outra. Imagine que sensores de ansiedade sensíveis foram colocados em seu corpo antes de entrar em uma audição, e lhe disseram que, se qualquer ansiedade for detectada, um alçapão se abrirá e você mergulhará em sua perdição. Quanto tempo você acha que vai ficar aí antes que o alçapão se abra? Se você for como a maioria das pessoas, criar o imperativo de que a ansiedade desapareça apenas cria mais ansiedade. Em vez disso, tente aceitar sua ansiedade. Isso pode liberá-lo para colocar sua atenção onde provavelmente deseja: permanecer no momento durante sua audição.

A ansiedade não é perigosa.

O fato de você já saber que é ansioso é muito importante para a sua experiência. Embora as sensações de ansiedade possam ser desagradáveis, não são prejudiciais ou perigosas. Na próxima vez que a ansiedade surgir, tente estar ciente do fato de que os sintomas fisiológicos que você está experimentando são totalmente normais.

Pratique, muito!

Você pode se preparar demais ou menos. Nenhuma das duas formas será a ideal. Tente praticar seu material quando estiver ansioso, assim terá uma visão mais realista de como será na hora da audição, mesmo se estiver diante uma crise de ansiedade

Jogue fora hábitos autodestrutivos.

A maioria dos problemas de audição que os atores relatam é a falta de confiança em si mesmo. Se você vai fazer um teste de dança, não interessa se você é dançarino ou não, se alongue. A verdadeira questão é: do que você está desistindo para NÃO sentir ansiedade? Vale a pena? Em vez de fazer o que sua ansiedade “manda”, tome uma decisão com base em seus objetivos.

Pare de se sentir sozinho, você não está!

A ansiedade de audição e desempenho pode acontecer a artistas de todos os níveis de talento, habilidade e experiência. Artistas renomados, que atuam na Broadway compartilham suas lutas com a ansiedade de maneira aberta e sincera, pois é um problema que iniciantes e atores experientes podem ter e está tudo bem com relação a isso.

 

Se você luta contra a ansiedade e isso está afetando seu desempenho nas audições, não tenha medo de procurar ajuda. Trabalhe com profissionais que tratam a ansiedade de outros atores, e faça tratamento como terapia cognitivo-comportamental ou terapia de aceitação e compromisso. Trabalhe com coaches e profissionais da indústria que mostrarão sensibilidade, desafiando você a sentir sua ansiedade ao invés de encorajá-lo a evitá-la.