A Importância da Arte no Desenvolvimento da Criança

A Importância da Arte no Desenvolvimento da Criança

Sabemos que a arte é importante para nossos filhos, principalmente quando vemos o quanto eles se concentram para pintar, ou desenhar algo. Mas além do que sentimos e acreditamos, há muitas informações importantes sobre o porquê a arte é importante na vida das crianças.

Criar arte fornece um novo conjunto de habilidades de auto expressão e comunicação, pois não ajuda somente a desenvolver o lado direito do cérebro, mas também cultiva habilidades importantes que beneficiam o desenvolvimento da criança.

A arte tão importante quanto o desenvolvimento da linguagem por exemplo. É um componente fundamental que nos torna exclusivamente humanos.

Crianças desenvolvem habilidades para a vida por meio de atividades artísticas

As crianças adquirem atividades uteis para a vida através da arte, então cabe a nós incentivá-los a serem criativos, e conseguiremos ver que estão desenvolvendo habilidades:

Habilidades de comunicação: quando a criança faz um desenho, pinta um retrato ou pendura botões, essa criança está começando a se comunicar visualmente. A criança pode desenhar para retratar o que está vivendo, como um desenho dela brincando no parquinho, ou liberar sentimentos de alegria fazendo um desenho bem colorido. A arte vai além da comunicação verbal para expressar sentimentos.

Habilidades de solução de problemas: a arte permite que as crianças façam suas próprias avaliações, ao mesmo tempo que ensina que um problema pode ter mais que uma resposta. O cérebro da criança se desenvolve na descoberta fazendo perguntas de

“como” ou “porque” das coisas e assim as crianças vão resolvendo desafios, e surgindo com novas madeiras de lidar com o inesperado.

Habilidades sociais e emocionais: a arte ensina a criança a lidar consigo mesma, e também com relação ao controle que tem em cima de seus esforços. A arte promove uma sensação positiva de bem estar, permitindo que a criança mostre uma evolução individual, como o sucesso e a realização, tudo parte de um autoconceito positivo.

Habilidades motoras: permitem que a criança faça coisas simples como virar uma folha de papel ou preencher com palavras uma folha em branco. O fato de segurar um pincel, cortar o papel com tesoura em formas definidas, desenhar com o giz de cera e espremer a cola ajuda a desenvolver as atividades motoras e controle dos materiais que ela trabalha.

O processo físico de criação de uma criança é a expressão. Criar arte permite que as crianças trabalhem seus sentimentos e emoções e referir-se a arte ajuda a criança a tratar sobre sentimentos de uma forma nova e significativa. A arte desenvolve a criatividade da criança, pois requer um pensamento livre, experimentação e análise.

É importante porém, separar a questão de talento com criatividade. A criança não precisa criar uma obra prima para ter uma experiência artística significativa, pois a arte é um processo e não um produto. A arte é um processo de criação, com o explorar, descobrir e o experimentar. Por meio da auto expressão e criatividade, as habilidades das crianças se desenvolverão naturalmente e sua capacidade de criar aumentará.